Comportamento

Como resolver mau hálito do cão - Parte 1

10:54:00




Quem tem pet sabe que as vezes o bichinho fica com mau hálito e isso nunca é um bom sinal. Esse problema não é restrito a boca do animal e pode indicar problemas em outras partes do corpo.
A causa do problema pode ser diagnosticado facilmente por um médico veterinário, mas as principais causas do mau hálito podem ser:

Tártaro;
Gengivite;
Úlceras orais (na boca ou na língua);
Doenças respiratórias;
Doenças digestivas;
Doenças renais.

Mas a grande maioria dos cães sofrem com mau hálito por causa da falta de higiene dos dentes. A falta de escovação periódica dos dentes pode levar a uma inflamação das gengivas, sangramentos, perda de dentes e até a formação de tártaro. Cães que possuem dentes tortos tem maior probabilidade de adquirir mau hálito, principalmente por estar mais propenso ao acúmulo de sujeira nos dentes.

Para fazer esta escovação o ideal é acostumar o cão enquanto ele ainda é filhote. Adultos darão um pouco mais de trabalho, mas ainda é possível acostumar.
Espere o momento ideal, quando o cão está calmo e tranquilo. Não o traumatize, forçando demais. Senão ele acabará associando a escovação a algo ruim.
Adquira em lojas especializadas uma escova de dentes própria para cães, a pasta também tem que ser específica para animais, não use pasta de dente de humanos. O veterinário também poderá indicar um produto específico para tratar qualquer problema bucal.
Ponha um pouco de pasta em seu dedo e deixe o cão cheirar.
Acostume-o também a ficar mexendo na boca, levante os lábios e faça carinho. Ainda sem escovar.
Quando ele se sentir confortável com a situação, passe um pouco de pasta na escova e comece devagar, com movimentos leves e circulares.
Uma boa escovação deve durar em torno de 2 minutos para que o cão não se estresse.
Escove todos os dentes, principalmente os do fundo e os de difícil acesso.
Terminando a escovação ofereça muito carinho e se possível uma recompensa, que pode ser em forma de brincadeiras ou petiscos.


A boca é a principal porta de entrada para outras doenças, é um ambiente cheio de bactérias, que podem cair na corrente sanguínea do animal e infeccionar outros órgãos vitais, como o coração (endocardite) e os pulmões ou rins, por exemplo.
Conforme a situação dos dentes do animal apenas o veterinário poderá realizar a limpeza, com remoção das placas e tártaro através de um procedimento feito sob sedação. Depois de realizado este procedimento a limpeza da boca do cachorro pode ser feito em casa.

Identifique alguns sinais que podem indicar que seu cachorro esta sofrendo com problemas bucais:
Dor oral;
Sangramentos bucais;
Falta de apetite;
O cãozinho chora quando vai se alimentar;
Ele sente fome, mas não consegue comer;
Depressão.
Estes sinais acima podem indicar doenças na cavidade oral, mas também podem indicar uma causa primária em outro local. Fique de olho e ao perceber qualquer destes sinais, procure um veterinário.




Você pode gostar também

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...